“A Madeira tem estado na vanguarda da integração plena da pessoa com deficiência, com um conjunto de políticas sociais que visam a sua integração”, começou por referir
A secretária regional da Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, afirmou durante a sessão de abertura da Gala de Encerramento do ‘I Encontro Regional de Inclusão Social e Capacitação da Pessoa com Deficiência’, dinamizado pelo Instituto de Segurança Social da Madeira, que “a Madeira tem estado na vanguarda da integração plena da pessoa com deficiência (…)”.
A governante disse que “não é por acaso que foi discutido e apresentado, recentemente, o Decreto Legislativo Regional que dá ‘corpo’ aos novos Centros de Actividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), que passam assim a ter novos objectivos funcionais, em termos da capacitação e aquisição de competências por parte dos seus utentes, de forma a prepará-los para uma integração profissional, no caminho da inclusão social plena”.
Rita Andrade destacou ainda estar em fase de conclusão um novo programa de emprego, intitulado “100 Diferenças”, específico para as pessoas com deficiência e incapacidade, vocacionado exclusivamente para a sua integração no mercado de trabalho e que será uma realidade, já em 2022.
“Este novo programa contemplará diversas medidas de apoio, nomeadamente, a integração e a adaptação de postos de trabalho, a eliminação de barreiras arquitetónicas, e vai desde a inserção e emprego, aos projectos de empreendedorismo social, numa perspetiva de reabilitação, de inclusão e de apoio, que potenciem a integração destas pessoas no mercado de trabalho”.
Na gala de encerramento, que se realizou no salão nobre da Câmara Municipal do Funchal, foram homenageadas 11 entidades públicas e privadas que, diariamente, promovem, através das suas acções, a igualdade de oportunidades, a identificação e eliminação dos obstáculos e barreiras à acessibilidade, tendo em vista a integração social e profissional das pessoas com deficiência.
Também foram entregues prémios aos atletas vencedores do Torneio de Basquetebol 3×3, que contou com a participação de utentes dos Centros de Actividades e Capacitação para a Inclusão (CACI).
Na passada sexta-feira, 3 de Dezembro, assinalou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Ao longo desta semana, foram várias as actividades dinamizadas pelo Instituto de Segurança Social da Madeira que registaram esta data, culminando assim, em pleno dia Nacional da Pessoa com Deficiência (9 de Dezembro), com a Gala de encerramento do “I Encontro Regional de Inclusão Social e Capacitação da Pessoa com Deficiência”.