SESARAM contratualiza espaços externos privados para cirurgias

O Serviço Regional de Saúde informa que o Bloco Operatório Central, localizado no Hospital Dr. Nélio Mendonça, será alvo de obras de recuperação e remodelação a partir do próximo ano de 2022.

Apesar da empreitada, a prestação de cuidados de saúde decorrerá conforme programado, com a máxima segurança, qualidade e rigor, garante-se. A partir do dia 3 de Dezembro, parte das cirurgias programadas serão realizadas no espaço da cirurgia de ambulatório, no Hospital Dr. Nélio Mendonça, e outra parte decorrerá em espaços externos, contratualizados pelo Serviço Regional de Saúde.

A transferência das cirurgias para os novos espaços decorrerá mediante indicação dos serviços clínicos em articulação com as direcções técnicas. A única alteração serão os espaços das cirurgias, pois as intervenções serão realizadas pelas mesmas equipas cirúrgicas do SESARAM, dentro do seu horário de trabalho.

Com a realização das cirurgias em regime de ambulatório, no Hospital Dr. Nélio Mendonça, e em espaços externos contratualizados, será possível manter, ou até aumentar, a actividade cirúrgica programada, assegura-se em comunicado.

As equipas do SESARAM já se encontram a operar, a partir de hoje, nos novos espaços, com a máxima qualidade e segurança, insiste uma nota às Redacções. A redistribuição das cirurgias programadas irá decorrer de forma gradual e faseada, no sentido de proporcionar as melhores condições de trabalho e de atendimento aos utentes, minimizando eventuais constrangimentos no decorrer deste processo.

A obra de reabilitação do Bloco Operatório Central está orçada em 2,3 milhões de euros, no âmbito dos investimentos da Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas.

Todo este processo de contratualização tem sido devidamente programado, definido e articulado pelos directores de serviço da área clínica, direcções técnicas, conselho de administração do SESARAM, serviços de saúde de privado, IASAÚDE, e a Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil.

O Serviço de Saúde agradece a compreensão de todos os profissionais e utentes, e relembra a importância desta intervenção em prol da saúde e bem estar de TODOS.