Aproximadamente 30 mil euros é o custo total das obras de beneficiação que a Secretaria Regional de Mar e Pescas está a realizar na lota do Caniçal, através da Direcção Regional das Pescas, informa um comunicado.
A empreitada destina-se a corrigir partes do chão de todo o edifício da lota do Caniçal que, com o tempo, tem vindo a apresentar desgaste e a dificultar o trabalho dos funcionários, quer durante o manuseamento dos equipamentos, quer na lavagem do piso para o cumprimento das normas de segurança e higiene alimentar.
O governante com as pasta do Mar e Pescas, Teófilo Cunha, foi inteirar-se do andamento das obras e, na ocasião, disse “tratar-se de pequenas obras de manutenção que têm muito significado para todos os que ali trabalham e para que possamos cumprir com as boas práticas de segurança alimentar”.
A lota do Caniçal tem sido alvo de investimentos mesmo em tempos de pandemia. Já está em funcionamento, mas ainda não foi inaugurada, a nova unidade externa de gelo.
Trata-se de um investimento no valor de 1,1 milhões de euros, e destina-se a aumentar a capacidade de produção de gelo para fornecimento às embarcações de pesca e à própria indústria.
No modelo antigo e ainda em funcionamento, a produção é de 8 toneladas/dia e 15 de armazenamento. Com a nova unidade, a produção avança para as 20 toneladas/dia e 60 toneladas de armazenamento.