José Manuel Rodrigues aconselha aos jovens cuidado com as fake news e com a difamação nas redes sociais

José Manuel Rodrigues, presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, disse hoje que “a liberdade de expressão é um dos valores supremos da democracia” que devemos defender, mas alertou para os perigos das “notícias falsas” e da difamação nas redes sociais.

Foi numa conferência convocada pelo Grupo de Filosofia da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, subordinada ao tema “Liberdade de Expressão”, que este responsável parlamentar declarou estarmos a “viver uma ‘Infodemia’”, um momento marcado pelo “excesso de informação, alguma correcta, outra falsa, de várias proveniências, de fontes pouco fiáveis e geradoras de dúvidas, incertezas, e mesmo de receios e medos”.

Aos alunos pediu “muito cuidado com o que lemos e ouvimos”.

As notícias falsas ameaçam os órgãos de comunicação social, refere, José Manuel Rodrigues entende que o “caminho deve ser o de dar a cada cidadão as ferramentas e os instrumentos necessários para que ele possa discernir aquilo que é falso daquilo que é verdadeiro”, mas sem pôr em causa a continuidade das redes sociais, como espaço de liberdade de expressão.

José Manuel Rodrigues salientou que “este é o tempo de relembrar e recuperar os princípios basilares da democracia e da liberdade, para emendar erros, regenerar a política, combater o politicamente correto, impedir o pensamento único e saber lidar com a revolução digital e a comunicação descontrolada”.

“Numa altura em que a democracia clássica parece ter dado lugar à ‘democracia digital’, não podemos cair na tentação de seguir tendências ou modas que constituem grandes perigos, e   que acabariam, sempre, por ter elevados custos no futuro, já que as notícias falsas e a difamação campeiam no espaço digital”. Constatações que levam o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira a pedir o apoio à “comunicação social de referência, quer a pública quer a privada, que foi sempre ao longo da História um garante do pluralismo e um pilar fundamental do regime democrático”.

Aos jovens pediu para “nunca acreditarem numa notícia à primeira, sobretudo quando é veiculada na internet e não tem essa chancela do jornalismo de investigação”. E para “verificarem sempre se foi cumprido o princípio do contraditório, ouvindo todas as partes”.