Conflitos de Consumo estiveram em debate no Dia Internacional da Tolerância

Hoje, Dia Internacional da Tolerância, a Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania promoveu, através da Direcção Regional dos Assuntos Sociais, durante a manhã, a Conferência: “Do Conflito à Solução – Vias a Percorrer pelo Consumidor”, no auditório do Instituto de Emprego da Madeira.

A conferência contou com a presença de Rita Andrade, Graça Moniz e de um painel de oradoras que, sob diferentes perspectivas, e tendo em conta a sua experiência profissional, abordaram a temática em debate.

O evento, que marca o encerramento de um ´Ciclo de Encontros´ visou, por um lado, dar a conhecer o papel e a importância dos diferentes meios de resolução de conflitos de consumo, para a efectiva salvaguarda dos direitos dos consumidores (em especial, dos mais vulneráveis) e, por outro, sensibilizar a sociedade de consumo em geral para a importância que a adopção de comportamentos cada vez mais “tolerantes” assume, na prevenção e resolução de conflitos.

“De notar que, de uma média anual de 6 000 atendimentos registados na Direcção de Serviços do Consumidor, 80% dizem respeito a consumidores vulneráveis, por motivos relacionados com a idade avançada, literacia, ou outros, daí ser tão importante a sensibilização e informação permanentes. Realço ainda que, das situações e conflitos reportados, 90% são resolvidos”, números que, segundo a Secretária Regional, Rita Andrade, revelam “um conhecimento profundo nesta matéria e demonstram o trabalho notável que é feito diariamente pela Direcção de Serviços do Consumidor, na resolução de conflitos de consumo”, reza um comunicado.

No painel de oradores estiveram presentes: Rubina Leal, deputada e vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Celina Alveno – juíza de Paz, Fernanda Botelho, directora do Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo da RAM, e Paula Margarido, advogada e presidente do Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados. O debate contou com a moderação de Cristina Silva, directora de Serviços do Consumidor.