Taxa de desemprego continua a descer na Madeira, segundo o INE

Uma nota do Governo Regional salienta que, de acordo com as estimativas do INE para o mercado de emprego divulgadas esta manhã, a taxa de desemprego na Região Autónoma da Madeira é de 7,3% no 3º trimestre de 2021. Desta forma, a RAM decresce em 1,1 p.p. face ao valor de 8,4% para o 2º trimestre de 2021, e em 1,8 p.p. face ao trimestre homólogo.

Face ao trimestre anterior, a redução do desemprego na RAM foi superior à média nacional, que decresce em 0,6 p.p. para um valor de 6,1%.

Os dados confirmam que com o início da retoma da actividade económica tem-se verificado uma trajectória descendente da Taxa de Desemprego na RAM, acompanhando a tendência nacional.

Desde o 4T de 2020 (11,2%) a Região teve um decréscimo em 3,9 p.p.. Verifica-se ainda que a taxa ora apresentada é o valor mais baixo dos períodos homólogos da última década.

A RAM regista também uma taxa significativamente inferior à do 3º trimestre de 2018 (9,4%) e semelhantes à de 2019 (7,4%) num contexto anterior à pandemia da Covid-19.

Observa-se ainda que a Área Metropolitana de Lisboa manteve a mesma taxa de desemprego neste trimestre e que os Açores registam um agravamento deste indicador.