Projecto visa sensibilizar adolescentes para medidas de autoprotecção

O projecto de sensibilização sobre medidas de autoprotecção “Eu Sei Proteger!”, pretende comunicar à população escolar, de todos os concelhos da RAM (Madeira e Porto Santo), com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, em ambiente escolar, as diversas medidas de autoprotecção que devem ser tomadas em situações diversas de risco, refere um comunicado de imprensa.

O objectivo é promover uma cultura de segurança, prevenindo comportamentos de risco e alertando para a promoção de atitudes e comportamentos adequados para a prevenção de acidentes e catástrofes. O mesmo foi apresentado hoje, em Câmara de Lobos, contando com a presença do secretário Regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos; do director regional da educação, Marco Gomes; e do presidente do Serviço Regional de Protecção Civil, José Dias.

Este projecto será implementado de forma itinerante, na generalidade das escolas básicas de 3.º ciclo e secundárias da RAM, e será concretizado através do desenvolvimento de cinco jogos em realidade virtual, no qual o utilizador, através da colocação de óculos VR, ver-se-á posicionado num mundo virtual que recriará um cenário com factores de risco, nomeadamente: Kit de emergência; Incidente na floresta; Aluvião; Incidente em casa e Incidente em túnel.

Através de um controlador, que o utilizador agarrará fisicamente, será possível explorar este mundo virtual e realizar as diversas acções, observando as consequências das mesmas. O projecto, no valor de 155.881,47€, decorre ao abrigo de uma candidatura aprovada e globalmente cofinanciada ao Fundo de Coesão do PO SEUR.

A Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil, através do Serviço Regional de Protecção Civil, dispõe, desde Julho de 2013, de Protocolos de Colaboração com a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, que visam a implementação dos Projectos “Segurança em casa, na rua e na escola” e “Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos”.

O projecto “Segurança em casa, na rua e na escola” tem uma dinâmica externa às escolas, contemplando os estabelecimentos do Ensino Pré-Escolar, Ensino Básico do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário, onde são agendadas sessões de sensibilização com alunos, docentes, não docentes, encarregados de educação e comunidade em geral, abordando os temas relacionados com os avisos meteorológicos, riscos naturais e tecnológicos, o Plano de Prevenção e Emergência e Plano de Emergência Familiar.

O projecto “Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos” contempla 9 temas, relacionados com a segurança e Protecção Civil, que são implementado nas escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino Básico. O SRPC, enquanto interveniente activo do processo, presta apoio directo e indirecto ao projecto, elaborando materiais didácticos usados nos temas relacionados com a Protecção Civil, ministrando formação aos Delegados de Segurança, apoiando a elaboração de Planos de Prevenção e Emergência, colaborando na realização de simulacros e exercícios internos e intervindo na realização de palestras.