Painel de debate no “Liceu”: futuro do desporto escolar terá de passar por diversificar as atividades

O Grupo Disciplinar de Educação Física da Escola Secundária Jaime Moniz promoveu, ontem, o II Encontro de Conversas do Desporto Escolar, através de um painel denominado ” Desporto Escolar: presente e futuro”.

A presidente do conselho executivo da ESJM, Ana Isabel Freitas, esteve presente no evento, dando as boas-vindas aos participantes e enaltecendo a exposição sobre o desporto escolar e a iniciativa do grupo disciplinar de Educação Física.

Os oradores convidados foram Jorge Soares, professor da UMa e diretor do Curso e Licenciatura e Mestrado em Educação Física e Desporto, Manuela Vieira, coordenadora regional e responsável pelo Departamento dos Desportos Gímnicos e Cerimónias, e Elmano Santos, diretor de serviços do Desporto Escolar da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia. O moderador do painel foi o jornalista Duarte Azevedo.

A exemplo do I Encontro, o desporto escolar esteve no centro do debate, com a presença dos estudantes da ESJM e dos alunos de Mestrado da UMa.

O Desporto Escolar é encarado pelos oradores como uma atividade fundamental para o desenvolvimento das potencialidades dos jovens na escola. A sua continuidade no sistema educativo justifica-se como uma prioridade, dado que as mais-valias desta prática são incontáveis e marcam as gerações. O presente foi marcado pelo contexto pandémico, o que afastou muitos participantes do desporto. O futuro é visto com esperança, mas com a urgente necessidade de promover atividades mais diversificadas, ligadas ao ambiente, ao espaço que rodeia as diferentes escolas e às atividades rítmicas e expressivas.