Ireneu Barreto enaltece Carlos Lélis como “figura ímpar”

O Representante da República veio exprimir hoje a sua tristeza pela perda “desta figura ímpar da nossa comunidade” que foi Carlos Lélis, cujo falecimento foi hoje reportado.

“Madeirense ilustre, licenciado em Filologia Românica, leccionou no Liceu Nacional do Funchal e desempenhou vários cargos de direcção no sector turístico e em meios universitários estrangeiros, tendo sido leitor de Português em França, e adido cultural na Roménia”, recorda a nota oriunda do Palácio de São Lourenço.

“Notabilizou-se no exercício de missões de serviço público, nomeadamente como Secretário Regional da Educação do Governo Regional da Madeira, Deputado na Assembleia da República, responsável pela participação da Madeira na Expo 98 e membro da comissão encarregada da instalação da extensão universitária que esteve na génese da Universidade da Madeira”.

“Cultivou o ensino, jornalismo, crítica de arte, encenação, declamação e direcção criativa, e publicou vários livros, sobretudo de poesia, tendo sido agraciado pelo Presidente da República, em 2015, com o grau de Comendador da Ordem do Mérito. A sua vasta ação cultural, política e cívica em prol da Região Autónoma da Madeira, de par com as elevadas qualidades de Pedagogo, reconhecidas
por sucessivas gerações de quantos tiveram o privilégio de ser seus alunos, contribuíram decisivamente para que, ainda hoje, seja uma referência ímpar da Educação na Região Autónoma da Madeira”, enaltece Ireneu Barreto.

“O seu profundo Amor à sua Ilha e às suas gentes, que sempre o acompanhou ao longo da sua vida intensa e multifacetada, serão sempre lembrados por todos os seus contemporâneos, que vivem neste momento um enorme sentimento de perda. À Família enlutada, o Representante da República apresenta as mais sentidas e sinceras condolências”, conclui o comunicado.