Vela ligeira amanhã na baía do Funchal com o Torneio Asseco

Principia amanhã, dia 30 de Outubro, mais um Torneio ASSECO em vela ligeira. A competição decorrerá na baía do Funchal entre sábado e segunda-feira, reunindo mais de sessenta velejadores de quatro clubes regionais (ANM, CNF; CTM e ICSC).

Esta, informa um comunicado do Clube Naval do Funchal, será a primeira prova da época 2021/2022 e do Campeonato da Madeira de Vela Ligeira /BRISA, sendo também a primeira prova pontuável para o ranking de apuramento regional.

O Torneio ASSECO, será organizada pelo CNF, em parceria com a Associação Regional de Vela da Madeira, e com o apoio há mais de 25 anos da ASSECO.

Destinada às classes de vela ligeira, Optimist (Infantil e Juvenil), ILCA 4 e 6 (ex Laser 4.7, Radial), prancha à vela Techno 293 (Sub 15, Sub 17 e Plus), Hansa 203 (vela adaptada), tem um extenso programa de regatas distribuído pelos 3 dias de competição.

Para cada dia de competição, está prevista a realização de três regatas com início pelas 13h no sábado e pelas 12h no domingo e segunda-feira.

Os percursos previstos serão do tipo Barlavento / Sotavento, o que permitirá uma boa visualização do campo de regatas por todos.

As previsões de tempo são boas, com ventos sábado e domingo de sudoeste de intensidade de 10 a 20km/h, o que perspectiva boas regatas. Já na segunda-feira o vento rondará para oeste e baixará para intensidade dos 10km/h.

No domingo está previsto um convívio ao final da tarde com todos os participantes e treinadores, com um brunch tardio, sendo que a cerimónia de entrega de prémios está marcada para as 18h00 de segunda-feira no Centro Náutico de São Lázaro, momento que será marcado pela presença de todos os participantes, treinadores e pais, bem como do patrocinador e várias entidades regionais.

Estará presente um jovem velejador francês da classe optimist, que em passagem de férias na região irá participar neste Torneio ASSECO (dando um timbre internacional ao evento), tendo como palmarés o trigésimo lugar no Campeonato Francês, competição que junta mais de 150 velejadores.

O Torneio Asseco terá como director de prova Marco Gamelas e como presidente da Comissão de Regatas, Francisco Trigo.

Este torneio poderá ser visualizado a partir da Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses na marginal junto à Empresa de Eletricidade da Madeira.