Secretaria do Mar e Pescas já contratou 22 novos assistentes operacionais

A Secretaria Regional de Mar e Pescas criou um total de 22 novos postos de trabalho, na categoria de assistentes operacionais, entre 2020 e Outubro de 2021, revelou o secretário da tutela, Teófilo Cunha, esta sexta-feira, no final da sessão de assinatura de seis novos contratos com vínculo jurídico à administração pública regional.

O governante justificou as 22 novas contratações com a necessidade de os serviços que tutela, neste caso particular a área das pescas, lotas e entrepostos, “dar uma resposta mais competente, célere e de qualidade” em toda a linha de actuação, onde se incluem os pescadores, armadores e empresas do setor.

Teófilo Cunha recordou, a propósito, que o Plano de Ajustamento Económico e Financeira (PAEF) impediu a administração pública regional de contratar novos funcionários, durante o período que vigorou, entre 2012 e 2015, provocando “estrangulamentos” nos diversos serviços.

“O nível de celebração de novos contratos durante o PAEF foi de zero e ainda tivemos pessoas a se reformar e outros que infelizmente faleceram, deixando os serviços desfalcados”, sublinhou. “Agora há que preencher as vagas existentes nessas áreas para que possamos continuar a prestar serviços de qualidade e com rapidez a todos os que deles necessitam.”

Os seis novos assistentes operacionais entram ao serviço já no dia 1 de Novembro. Entre os contratados, refere a Secretaria, havia também desempregados.