Livro “Área Protegida do Cabo Girão” procura dar a conhecer os valores da mesma

Decorreu hoje a apresentação do livro “Área Protegida do Cabo Girão”, no Museu da Imprensa da Madeira. Trata-se de uma publicação promovida pela Associação Insular de Geografia (AIG), no âmbito do GIRO – Projecto de Valorização da Área Protegida do Cabo Girão, em parceria com a Câmara Municipal de Câmara de Lobos e o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza IP-RAM.

O livro resulta do estudo, inventariação e documentação dos valores naturais e culturais presentes na Área Protegida, que engloba, na sua parte marinha o Parque Natural Marinho do Cabo Girão e na sua parte terrestre, o Monumento Natural e a Paisagem Protegida do Cabo Girão. A autoria é de Ana Neves e Adriana Gonçalves, do Núcleo de Estudos e Projectos da AIG e, Cláudia Ribeiro e Pedro Neves, do parceiro IFCN IP-RAM e associação AMACO Madeira, entre outros convidados de diferentes áreas de estudo, nomeadamente, da Geologia, Geografia e Biologia.

Na sessão de abertura, Susana Prada, secretária regional do Ambiente e Alterações Climáticas, em representação do presidente do Governo Regional, referiu que “todos os contributos, como o da Associação Insular de Geografia, são importantes para a valorização das nossas áreas protegidas, neste caso em concreto a do Cabo Girão”.

Seguiram-se as apresentações dos autores, onde Ana Neves, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Projetos AIG reforçou que “após estudo e inventariação desta Área Protegida, foi possível criar uma série de conteúdos essenciais à divulgação dos valores naturais e culturais do Cabo Girão, sendo este primeiro volume do livro mais um exemplo desta interacção.”

Por seu turno, Marco Teles, presidente da Direcção da AIG, referiu que o trabalho desenvolvido no âmbito do GIRO (do qual resultou o livro apresentado), “poderá ser replicado noutras áreas do nosso território, com as devidas adaptações aos contextos locais, respeitando sempre as suas especificidades e valores naturais e culturais” reforçando que a AIG está “em condições de avançar para o desenvolvimento de novos projectos neste domínio”.

O livro será agora distribuído por um conjunto já identificado de entidades públicas e privadas com ligações directas e/ou interesse particular nesta área protegida e será também colocado no site oficial do projecto em formato digital, para consulta livre em https://areaprotegidadocabogirao.pt/