Estepilha: promessa do elevador ainda por cumprir decorridos quase seis anos

Rui Marote
A 30 de Dezembro de 2015, Miguel Albuquerque visitou o Cais Norte do porto do Funchal, renovado um dia antes de receber o AIDAblu. Hoje voltou a fazê-lo, para a inauguração da nova gare que recebeu o AIDA Luna.
Estepilha: decorridos seis anos, transcrevemos o que na altura o FN alertou, quando era Eduardo de Jesus o secretário da Economia e tinha a tutela dos portos.
Duas falhas:-“Não há casas de banho para funcionários e cruzeiristas, e os turistas deficientes enfrentam à saída barreiras arquitectónicas, desde logo uma rampa de inclinação acentuada”. Na altura Albuquerque mostrou-se surpreendido e inquiriu os responsáveis pelos lapsos. Acontece que desde há muito estava previsto WC e elevador, o que o Funchal Noticias divulgou em primeira mão, e que nunca foram concluídos. Ficou a promessa do Presidente do Governo e que as obras em falta no porto iriam avançar.
Quase seis anos passados, temos uma Gare, temos WC, e damos os parabéns a Paula Cabaço, que começou e finalizou estas obras durante o mandato do vice-presidente Pedro Calado no GR, o qual tinha a tutela dos portos.
Hoje voltámos a interpelar Miguel Albuquerque e a avivar a memória das suas palavras proferidas a 30 de Dezembro de 2015 no mesmo local.
Perante a falta do elevador, repetiu o mesmo procedimento: chamou Paula Cabaço que de imediato respondeu: “Está em curso, já adjudicado”.
O Funchal Notícias acompanhou semanalmente e por vezes diariamente a construção da nova gare em todas as fases, desde as fundações ate ao presente.
Temos conhecimento de que esta inauguração estava prevista para sexta-feira: a mesma foi antecipada para hoje, talvez pela presença do AIDA Luna no porto, embora a gare já estivesse em pleno funcionamento.
É curioso que a Presidência do GR anunciou a inauguração com esta descrição: “Uma construção de um piso único, inscrito num rectângulo de 17,74 metros por 21,00 metros e com uma ligação vertical por elevador e passadiço de nível para a praça CR7 e passeio da avenida Sá Carneiro”.