Albuquerque visita amanhã Sidraria do Santo da Serra

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita amanhã, sexta-feira, 22 de Outubro, às 11 horas, a Sidraria de Santo António da Serra, instalada no Centro Cívico daquela freguesia do concelho de Machico.

A Sidraria de Santo António integra o projecto do Governo Regional para a construção de uma rede de sidrarias colectivas na RAM, tendo sido inaugurada em Janeiro de 2020, na sequência de um investimento de 183 mil euros.

O projecto visa maximizar o potencial da sidra regional e conferir a esta bebida tradicional a adequada abordagem ao mercado e aos consumidores, alavancando, simultaneamente, a produção de maçãs e peros de variedades regionais.

A organização e funcionamento da infraestrutura é da responsabilidade da Direcção Regional de Agricultura, informa o Governo Regional.

O controlo de produção, moagem, tratamento, embalamento, engarrafamento e controlo de qualidade é realizado por uma técnica especializada, ficando os produtores responsáveis por toda a comercialização.

O objectivo é que estas sidrarias sejam unidades prestadoras de serviços aos agricultores, permitindo-lhes ultrapassar as dificuldades que se colocam à produção e preparação para colocação no mercado das suas sidras, proporcionando-lhes condições e tecnologias adequadas à obtenção de bebidas que, para além de satisfazer as disposições normativas e as exigências de higiene e segurança alimentar que lhes são aplicáveis, possam apresentar uma qualidade superior e as características próprias de especificidade e genuinidade e/ou de inovação que permitam a sua diferenciação e valorização nos mercados.