Massimo Biasion participa no Rally Madeira Legend com Lancia Delta S4

Segundo uma informação da organização do Rally Madeira Legend, o italiano Massimo Biasion estará à partida desta prova desportiva, na estrada nos dias 29 e 30 de Outubro, com um Lancia Delta S4 do grupo B.

“Miki” Biasion, actualmente com 63 anos de idade, venceu o Rali Vinho da Madeira em 1983 numa fase ascensional de uma carreira em que representou vários construtores em que obteve quatro importantes títulos, os europeu e italiano em 1983, ano em que tripulou um Lancia 037, e mundial em 1988 e 1989, ambos ao volante de um Lancia delta Integrale, recorda um comunicado de imprensa. O piloto, depois de abandonar os ralis, fez também várias incursões pelo todo-o-terreno e Dakar.

O Lancia Delta S4, que ostentará na Madeira as cores da HF Grifone com que Fabrizio Tabaton venceu na ilha em 1986, é o último modelo homologado no grupo B para ralis e é, como tal, também considerado uma das viaturas mais sofisticadas tecnicamente naquele agrupamento. Vencedor de várias provas do WRC com Henri Toivonen e Markku Alen, este modelo da Lancia tinha um motor central traseiro de 4 cilindros com 1.759 cc e, dotado de um compressor volumétrico para s baixas rotações e um turbocompressor para o regime de potência, debitava, segundo versões não oficiais, cerca de 600 cavalos. Com um peso mínimo regulamentar de 960 kg, estava dotado de tracção integral.