Esgrima madeirense divulga resultados das provas do passado sábado

Final Masculina Rodrigo (esq) versus Alexandre.
De acordo com a Associação de Esgrima da Madeira, no passado sábado, dia 9 de Outubro, decorreu no Pavilhão de Santana a 1ª Prova da Taça da Madeira de Benjamins e Seniores, que contou com a participação do clubes CDRSantanense, ADRPDelgada, CD1ºMaio, Arca d´Ajuda e CSJGaula.
Na prova de Benjamins B (6,7,8 anos) João Ribeiro (Arca) e Dylan Pereira (CD1ºMaio) conquistaram o mesmo número de vitórias na poule. No entanto o 1º lugar foi atribuído a João Ribeiro, por ter maior número de toques dados no somatório dos jogos, ficando Dylan em 2º lugar.
Em 3º lugar ficou a atleta Íris Costa (ARCA). Participaram também com muito mérito os “mosqueteiros” Rodrigo Gomes e Joana Catanho  do CD1ºMaio e o Hugo Gomes e a Francisca Machado da ARCA, refere a AERAM.
Nas poules de Benjamins A (9-10 anos), foi na 2ª volta que se distinguiram os primeiros lugares, conquistando a medalha de ouro Pedro Ornelas (CD1ºMaio), a prata, Maria Gomes (ADRPDelgada) e o bronze, Ivo Jesus (CDRSantanense) e Artur Pires (CD1ºMaio); jogaram também com muito empenho os jovens atletas Gustavo Câmara (ARCA), Anna Michel (CSJGaula) e Francisco Pedro e Samuel Santos, ambos do CD1ºMaio.
Na prova de Seniores Masculinos, o vencedor foi o  atirador Alexandre Câmara  (CDRSantanense) que conquistou na final um resultado de 15-8 contra Rodrigo Pereira (CD1ºMaio). Os terceiros classificados foram Sérgio Ribeiro e Vítor Machado, do CD1ºMaio.
Nos Seniores Femininos, Lídia Sousa (CD1ºMaio) demonstra uma vez mais a sua supremacia conquistando o ouro frente a Cláudia Gomes (CDRSantanense). Com o bronze ficaram Teresa Afonseca (CDRSanense) e Sónia Pereira (ARCA).
Os Benjamins participaram também na cerimónia de entrega dos braçais da época que distinguem a permanência e vínculo dos atletas dos escalões mais novos à esgrima, sendo o amarelo para os que entraram este ano, os laranjas para quem está na 2ª época, vermelhos na 3ª época e azul na 4ª época ou mais.
Nesta prova, participaram pela primeira vez 6 novos atletas, o que dá à AERAM uma perspectiva de recuperação por parte dos clubes, pelo menos relativamente ao número de atletas do escalão de benjamins, após um período muito complicado devido à pandemia da Covid-19, que, como na maior das modalidades desportivas, levou à desistência de alguns atletas.