Pedro Araújo é o novo presidente da Junta de freguesia do Imaculado Coração de Maria, no Funchal.
Irá tomar posse no dia 19 de outubro, às 19 horas, na Junta de Freguesia.
Eleito pela coligação “Funchal Sempre à Frente” (PSD/CDS), sucede a Gonçalo Aguiar, da coligação “Confiança”, também Secretário-Geral do PS-Madeira.
Pedro Araújo e a sua equipa obtiveram 45,47% (1454 votos), contra os 42,81% (1369 votos) da lista da “Confiança”. Passam a lideral a Junta com 7 lugares na Assembleia de Freguesia contra 6 lugares da coligação PS-BE-PAN-MPT-PDR.
Ao Funchal Notícias, Pedro Araújo respondeu da seguinte forma:
A que é que se deve a vitória do “Funchal Sempre à Frente” no Imaculado?
PEDRO ARAÚJO:
“Deve-se à conjugação de vários fatores.
Em primeiro lugar, deve-se ao valor enorme do candidato que apresentou para este projeto autárquico, o Dr. Pedro Calado, e a toda a sua equipa de trabalho que, desde o primeiro dia, se empenhou na campanha do Funchal Sempre à Frente.
Em segundo lugar, deve-se imenso à equipa que constituímos para o Imaculado Coração de Maria, formada por pessoas fortemente ligadas à freguesia, competentes, unidas por uma causa, focadas e muito dedicadas.
Em terceiro, pela campanha que fizemos. Uma campanha extraordinária, com dinamismo, marcada por uma grande proximidade, que ouviu o Imaculado e, na sequência dessa auscultação, apresentou propostas claras, concretas e diferenciadas para a freguesia, que soubemos também transmitir e comunicar das mais diversas formas e meios.
Em quarto lugar, pelos apoios e reconhecimentos públicos que fomos recebendo ao longo da campanha dos mais diversos quadrantes da freguesia, que tiveram igualmente um papel importante nesta vitória.
Em quinto lugar, o reconhecimento da população de que há margem para fazer muito mais pelo Imaculado e de que esse trabalho precisa de uma nova liderança, de uma equipa competente, mais presente, mais próxima, mais dinâmica e mais interventiva e capaz de colocar a causa coletiva acima de tudo, atributos que expressamos e demonstramos durante a campanha.
Os números de 2017 indicavam que a freguesia do Imaculado era o mais difícil desafio do Funchal e só a conjugação de todos estes fatores tornou possível esta grande vitória, cuja dimensão é proporcional à elevada responsabilidade que temos pela frente durante os próximos quatro anos”.
Quais as prioridades do mandato?
P.A.: “Como referi anteriormente, há margem para fazer muito mais pelo Imaculado, num trabalho que queremos pautado pelo máximo rigor, pela transparência, pela proximidade, pelo envolvimento de todos, e pela otimização de todos os recursos.
Importa em primeiro lugar ter presente que a nossa freguesia perdeu mais habitantes do que a média do Funchal na última década, apesar da sua privilegiada localização, o seu parque habitacional está a desvalorizar, o comércio está a definhar, há falta de estacionamento e de acesso a transporte público, muitas das estradas estão em mau estado, e é uma freguesia com elevadas assimetrias sociais. Ou seja, os desafios são muitos!
As nossas prioridades são a área social, a valorização do ambiente e dos espaços públicos, o desenvolvimento sociocultural da freguesia e a resolução dos problemas das acessibilidades e mobilidade.
A nível social, vamos lançar a Comissão Social de freguesia, de forma a ampliar a nossa capacidade de resposta perante os problemas da população mais vulnerável, ao nível da alimentação, da saúde e da habitação, e da falta de emprego. Temos também propostas ao nível do voluntariado, para apoio aos idosos, a favor da causa animal, e também de proteção às famílias e aos mais jovens!
Relativamente ao espaço público, preconizamos uma freguesia limpa, cuidada, que adote práticas sustentáveis, com mais e melhor limpeza do espaço público e valorização das áreas verdes, implementando um conjunto de práticas e soluções que permitam ao Imaculado tornar-se numa ecofreguesia. Queremos também, em conjunto com a Câmara, requalificar a Quinta Deão e resolver o problema do antigo Bairro da Penha de França!
No que concerne ao desenvolvimento sociocultural, vamos lançar a Universidade Sénior, o projeto “Imaculado Saudável” e criar a marca “Imaculado: o Coração da Cidade”, entre outras iniciativas que visam fortalecer a dinâmica associativa e social da freguesia. A criação de uma nova centralidade na freguesia, na zona que envolve a Junta, a Igreja e a Quinta do Poço, é também uma das nossas apostas!
Quanto à questão das acessibilidades e da mobilidade, temos vários problemas para resolver, desde a necessidade de repavimentação de várias artérias, à falta de acesso a transporte público, à urgência de soluções para uma mobilidade mais inclusiva e adaptada à nossa realidade demográfica, e até à importância de se investir em novas vias de acesso.
Temos um árduo trabalho pela frente a realizar durante quatro anos, já com várias soluções apresentadas e outras que certamente surgirão do diálogo permanente com a população e com as forças vivas da freguesia. O nosso orçamento é curto, o que vai exigir muito rigor e criatividade, bem como o imprescindível apoio da Câmara Municipal, que felizmente estará connosco neste percurso!”