PJ lança aviso para email fraudulento com a aplicação MBway

No âmbito da sua atividade preventiva, a Polícia Judiciária divulgou um alerta informando que, a coberto de um pretenso mail utilizando a denominação da aplicação MBWay, está em curso uma campanha de “phishing” que utiliza de forma ilegal o nome da Policia Judiciária e da SIBS.

A mensagem que está a ser massivamente divulgada e com a aparência da imagem acima, é falsa. Entre a Policia Judiciária e a SIBS não foi feita qualquer parceria com este fim; a mensagem tem como único propósito a prática de crime de acesso ilegítimo e captura de dados pessoais das vítimas.

A intrusão passa pela infecção com vírus ou software malicioso (malware) e pode ocorrer em qualquer sistema informático (PC, Tablet ou Telemóvel).

Para não ser vítima de “Phishing” a Policia Judiciaria recomenda:

Nunca aceda a links ou anexos de mails estranhos; a observação das características da mensagem (aspeto, eventuais erros ortográficos, argumentos persuasivos, que contenham ofertas generosas e despropositadas) ajudá-lo-ão a reconhecer a falsidade da mensagem; tenha cuidado com a curiosidade e desconfie de notícias e ofertas sensacionalistas; não se deixe guiar pelo tom ameaçador ou alarmista da mensagem; ninguém dá prêmios ou oferece um produto, se não estiver a participar num concurso; ninguém oferece produtos abaixo do preço que é praticado pelo mercado.

As instituições credíveis e sérias, não utilizam estes meios/formas para comunicar com os seus clientes, salienta a PJ.

Em caso de dúvida, deve-se contactar previamente, por telefone, a empresa ou instituição cujo nome está a ser utilizado.

Não responda a este tipo de mensagens e apague-as imediatamente, recomenda a Polícia Judiciária.

“Passe este alerta a familiares, amigos e outras pessoas próximas, para evitar que também elas sejam vítimas”, propõe.