O representante da República, Ireneu Barreto, disse hoje aos jornalistas, quando foi exercer o seu direito de voto, ter para estas autárquicas a mesma expectativa que tem em relação a todas as eleições, ou seja, “que decorram com normalidade”.
Segundo o dignitário, todas as secções de voto abriram na Região, e a afluência às urnas tem sido “aquela que se esperava”.
“A expectativa que eu tenho é de que as pessoas venham votar, porque, como sabem, votar é um direito nosso, e é também um dever cívico”, declarou. “Quem não vota, demite-se de amanhã poder exigir aos eleitos o que quer que seja”, sentenciou.
As pessoas têm tempo para tudo, para passear, para ir à serra, para ir ao mar, meditou. “Que tenham também tempo para votar”, insistiu.
“Se não votam, não podem amanhã pedir que a água chegue às suas casas, que as estradas não tenham buracos, que o saneamento básico funcione, etc.”, alertou.
“Nós estamos a eleger o poder local, que é o que está em contacto directo com as populações. Esses são os nossos directos intermediários, para satisfazer as nossas necessidades”, disse. É preciso votar para exigir que os mesmos, “uma vez eleitos, cumpram as suas promessas”.
Ireneu Barreto considerou ainda que a campanha eleitoral decorreu “com elevação” na Região, e desejou àqueles que forem eleitos sucessos no seu mandato.