Escola de São Vicente realiza em breve iniciativa sobre primeiros socorros

A Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade (EBSDLA), em São Vicente, evoca no próximo dia 28 de Setembro o Dia Mundial dos Primeiros Socorros.

Numa iniciativa conjunta dos grupos disciplinares de Ciências da Natureza e de Educação Física, decorrerá no ginásio daquele estabelecimento de ensino, das 08h00 às 18h00, uma actividade intitulada “O Direito de ser socorrido e o Dever de saber Socorrer”.

Nesta iniciativa, de cariz eminentemente prático, serão abordados temas como: o algoritmo do suporte básico de vida, procedimentos em vítimas com obstrução das vias aéreas, procedimentos a adotar em situações de vítima inconsciente, com particular ênfase nas situações de vítimas em PCR (paragem cardiorrespiratória), hemorragias, fracturas, entre outras situações nas quais o socorro primário pode fazer toda a diferença na vida do próximo.

Ao longo do dia, todos os alunos da escola passarão pelo espaço onde decorrerá a iniciativa, ocasião na qual poderão conhecer e praticar alguns procedimentos de suporte básico de vida, na perspectiva: “um cidadão, um socorrista”.

Atendendo aos condicionamentos higiénico-sanitários vigentes, decorrentes da actual conjuntura pandémica, serão escrupulosamente observadas, no decurso da actividade, todas as medidas de distanciamento físico, desinfecção e higienização, quer das mãos quer das superfícies (…)”, refere uma nota de imprensa.