Escritora madeirense Ana Teresa Pereira publicada e divulgada na República Checa

O livro “Karen”, da escritora madeirense, Ana Teresa Pereira, obra galardoada com o Prémio Oceanos 2017, foi  editado na República Checa. A obra foi publicada naquele país pela editora Triáda, com tradução de Anny Tietzové, refere a editora portuguesa da autora, a “Relógio d’Água”, no seu site na Internet.
“Karen” será, precisamente, uma das obras em destaque na edição de 2021 da Noite da Literatura Europeia, que se assinala hoje, dia 22 de Setembro, em Praga, visando apresentar ao público novas obras de escritores europeus traduzidas para checo.

O evento surgiu em 2008 na capital checa, e promove pequenas leituras em espaços diversificados, refere uma informação publicada no site do Instituto Camões.

As leituras, com aproximadamente 15 minutos de duração, repetem-se a cada meia hora para permitir que o público possa visitar todos os locais e assistir ao programa completo. Os eventos são promovidos pelo cluster EUNIC da capital checa.

“O objectivo da Noite da Literatura é promover e aumentar o interesse do público pela literatura europeia contemporânea e pelas suas correntes de pensamento e criatividade. Este evento pretende, de igual modo, destacar a importância do multilinguismo e das traduções de línguas com maior ou menor representatividade no contexto global”, explicita o Instituto Camões.

Será a conhecida actriz checa Ivana Uhlířová quem lerá trechos do romance Karen, no ambiente da Igreja de Podolí, Kostel sv. Michaela Archanděla (igreja de São Miguel Arcanjo) das 18h00 às 23 horas, no centro de Praga.

A Noite da Literatura de 2021 conta com o apoio financeiro do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.