Câmara da Ponta do Sol dá conta do investimento realizado em cemitérios

Num comunicado de imprensa curiosa (e algo humoristicamente) intitulado “Célia Pessegueiro dá nova vida aos cemitérios da Ponta do Sol”, a autarquia vem informar que requalificou com verbas próprias os quatro cemitérios do concelho, num investimento de mais de 520 mil euros.

Este, explicam, é o maior investimento na área da Gestão dos Cemitérios realizado num único mandato. As intervenções, refere-se, visaram a requalificação e beneficiação dos pavimentos, a criação de escoamento de águas pluviais, a melhoria nas acessibilidades e a requalificação geral das quatro infraestruturas, com melhorias ao nível dos projectos de serralharia, da distribuição de árvores, da criação e rearranjo de espaços ajardinados, de novas pinturas e da criação de pontos de água potável, entre outros. Todos os cemitérios do Município passaram também a dispor de casas de banho públicas, que estarão abertas apenas durante os funerais.

A conclusão dos Cemitérios de Santo Amaro e da Madalena do Mar ocorreu durante 2020, os Cemitérios de São Caetano e dos Canhas só agora ficaram concluídos, diz a Câmara da Ponta do Sol.

No Cemitério de São Caetano, além da requalificação das estruturas existentes, foram também introduzidas novas valências, nomeadamente a criação de zona de ossários e de columbários, bem como uma área com gavetões. O Cemitério dos Canhas também foi beneficiado com a criação de uma zona de ossários e columbários.

Estas novas valências já estão disponíveis a toda a população que pretenda solicitá-las. Os serviços e preçários para estas novas opções são disponibilizados tendo por base os regulamentos municipais já existentes.

Para assinalar a entrada em funcionamento em pleno das infraestruturas de São Caetano e dos Canhas, foi realizada uma pequena cerimónia religiosa em ambos os cemitérios. O evento foi conduzido pelos Párocos responsáveis pelas paróquias por eles servidas, e contou com a presença de populares e da presidente da Câmara. Durante o evento, foi feita uma pequena visita pelos dois cemitérios, onde os párocos benzeram estes espaços renovados.