O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, estará amanhã, dia 9 de Setembro, pelas 12 horas, no salão nobre do Governo Regional, na apresentação pública do capítulo CINM do Plano Estratégico de Recuperação da Economia da Madeira. A cerimónia contará ainda com a presença do secretário regional da Economia, Rui Barreto.
O documento foi elaborado pelo Conselho Económico e Social da Madeira, cuja conselheira executiva é Cristina Pedra e do qual fazem ainda parte representantes da ACIF, ASSICOM, AJEM, Agricultores, Cooperativa de Pesca, Universidade da Madeira, Instituto de Qualificação Profissional, do ISAL e IDE, refere uma nota do GR.
Para elaboração deste Plano Estratégico têm sido realizadas várias reuniões, discutindo-se, debatendo-se e propondo-se medidas, informa o Governo. O objectivo dos encontros foi envolver, na discussão em torno do que será o futuro da economia da RAM, todas as entidades que compõem a sociedade civil, de modo a assegurar que o Plano será executado nos domínios mais necessários e da melhor forma possível. Foram ouvidas 165 personalidades, representantes de todas as áreas.
Foram ainda convidados representantes das autarquias, das ordens profissionais, de organismos e departamentos governamentais, empresários de todos os sectores da actividade económica e instituições e entidades ligadas à Economia Social.
Também foram auscultados todos os partidos com assento parlamentar, a par da UGT, da USAM e da USI.
O Plano é dividido em oito eixos estratégicos de actuação: Economia; Educação; Saúde e Ação Social; Obras Públicas, Engenharia e Arquitetura; Energia e Acessibilidade; Finanças e Impostos; Fundos Comunitários, Governo e Administração Pública; Agricultura, Mar e Ambiente.
Estes eixos principais subdividem-se em eixos secundários de actuação, entre os quais o do CINM.