Olga Fernandes exige condições para os utentes dos centros de saúde do Campanário e da Ribeira Brava

Foto Funchasl Notícias

A candidata do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal da Ribeira Brava considera urgente que o Governo Regional proceda a intervenções nos centros de saúde do Campanário e da Ribeira Brava, de modo a dotar os espaços das condições necessárias para os utentes que têm de aguardar no exterior por uma consulta ou para tratar de algum outro assunto relacionado com a sua saúde.

Olga Fernandes constata que, quer faça sol, quer faça chuva, os utentes têm de esperar no exterior, em pé e sem qualquer proteção. Uma situação que afirma ser inaceitável, sobretudo quando se trata de idosos e de pessoas acompanhadas de crianças.

A candidata do PS sublinha, por isso, a premência de ser construído um alpendre ou colocado um toldo, para que as pessoas se possam proteger do sol e da chuva, bem como de serem instalados assentos. “Há idosos, há utentes com bebés e até há aqueles que, por razões da sua situação clínica, não têm condições para se manterem de pé”, dá conta.

Olga Fernandes refere que a colocação destes equipamentos já vem sendo reivindicada há muito tempo e que, inclusivamente, a situação já foi denunciada no livro de reclamações, sem que nada tenha sido feito.

“Os utentes merecem condições condignas enquanto aguardam pela sua vez de serem atendidos”, frisa a candidata, apontando o dedo aos executivos regional e autárquico. “O Governo Regional já tem sido alertado para esta situação vezes sem conta e continua sem resolver o problema. Por seu lado, a Câmara Municipal, que devia pugnar por melhores condições para os munícipes, nada faz no sentido de pressionar o Governo a tomar medidas”, acusa.

Por outro lado, Olga Fernandes alerta para o facto de haver ainda muitas pessoas sem médico de família. No Campanário, são cerca de 600, ao passo que na Ribeira Brava esse número ascende às 2000, sendo que há semanas em que nem consultas de recurso são disponibilizadas. “Há utentes que aguardam muito tempo por uma consulta e, por vezes, como se não bastasse a espera, a mesma é cancelada ou adiada por falta de médico. Estas são situações urgentes que têm de ter outra resposta, pois é a saúde das pessoas que está em causa”, denuncia a candidata do PS.

Olga Fernandes vinca que a saúde das pessoas tem de estar em primeiro lugar e, face à situação atual, frisa que é chegada a altura de mudar. “Para a candidatura do PS, a grande prioridade será sempre a defesa dos interesses dos ribeirabravenses e a resolução dos seus problemas”, remata.