O partido JPP esteve junto ao edifício 2000, no Funchal, para dar a conhecer uma das propostas no âmbito da mobilidade no Funchal. Na oportunidade, Bruno Berenguer recuperou uma medida “que já há alguns anos foi falada para o Funchal, mas que, infelizmente, não se concretizou”, nomeadamente, “a criação de três centros de camionagem afectos a todos os transportes públicos de passageiros”.
Para o candidato do JPP à Câmara Municipal do Funchal é fundamental que se criem centros de camionagem distribuídos por três pontos estratégicos: “um no edifício 2000, outro no Campo da Barca e outro, na Cruz Vermelha” permitindo “reduzir a poluição visual, sonora e do ar, na baixa da cidade”.
A ligação ao centro do Funchal, a partir destes centros de camionagem, “poderia ser feito com autocarros ou com outro meio de transporte mais sustentável, por exemplo, através de mobilidade eléctrica”, propõe.
Bruno Berenguer lembrou o projecto pioneiro da empresa Horários do Funchal, com mini autocarros eléctricos que, pela sua tecnologia embrionária com baterias de chumbo, não foram tão bem sucedidos.
“A tecnologia está hoje mais madura, pelo que é possível avançar com um projecto articulado, que facilite a mobilidade no centro do Funchal, evitando a circulação dos autocarros e promovendo, transportes internos inclusivos e gratuitos, quer para turistas, quer para residentes”, considerou.