Fonte da Areia com sinais de perigo aguarda pelas obras de requalificação

A Fonte da Areia, no Porto Santo, é um geossítio que tem suscitado o interesse da Universidade Aveiro, através do dinamismo do geólogo madeirense João Batista. Aliás, foi mesmo anunciado que os investigadores da unidade Geobiosciências, Geoengenharia e Geotecnologias (GeoBioTec), da Universidade de Aveiro (UA), estão envolvidos no projeto de reabilitação da Fonte da Areia, local que está encerrado há cerca de uma década por razões de segurança. O projeto envolve a criação da “Casa das Areias”, espaço multicultural e museu.

Confrontado agora com o andamento dos trabalhos, o presidente da Câmara Municipal de Porto Santo revela ao FN que o espaço em questão “tem sinais de perigo e precisa de uma intervenção muito séria para dinamizar a investigação científica”. Uma intervenção que não será imediata e que está rodeada de grandes cuidados. Sabe-se ainda que chegou a ser firmado um protocolo de cooperação com o Grupo Sousa em nome da investigação científica na Fonte de Areia.

Ao que apurámos junto de Idalino Vasconcelos, após o fatídico acidente da queda da palmeira na Vila Baleira, há cautelas redobradas na execução de investimentos em zonas de reconhecida qualidade geológica mas de evidente perigo, como é o caso da Fonte da Areia.