CMF tem em curso a aquisição de cinco novas viaturas de resíduos sólidos urbanos

A CMF diz que investiu, entre 2017 e 2021, 4 milhões de euros na aquisição de 28 novas viaturas, colocadas ao serviço das Águas do Funchal, do Departamento de Ambiente, do Parque Ecológico do Funchal e dos Bombeiros Sapadores do Funchal. A aquisição mais recente, neste momento em curso, passa pelo reforço do Departamento Municipal de Ambiente com cinco novas viaturas de transferência de resíduos sólidos urbanos de 32 toneladas.

O edil Miguel Gouveia sublinha “a importância deste tipo de investimento em veículos e equipamentos modernos para a cidade, que qualificam a capacidade de resposta municipal e garantem que é prestado um serviço de excelência à população, com impactos na sua segurança e na sua qualidade de vida.”

O autarca destaca, a propósito, a competência e a capacidade de trabalho das equipas municipais envolvidas nas candidaturas a fundos comunitários, “desde que nos encontramos em funções, temos concretizado um trabalho incansável e irrepreensível a este nível, que tem permitido canalizar para o concelho muitos milhões de euros, nas mais diversas áreas.”

As cinco supracitadas viaturas de transferência de resíduos sólidos urbanos previamente compactados, são de elevada capacidade, ou seja, são viaturas para a transferência e transporte de resíduos em contentores fechados e abertos. Estas viaturas de quatro eixos destinam-se principalmente a operar entre a Estação de Transferência e Triagem de Resíduos Sólidos do Funchal e a Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Meia Serra.

As poupanças em termos de combustível e a redução de emissões poluentes apresentam indicadores notáveis, afirma. Relativamente ao consumo médio de combustível (gasóleo), a redução é de 15 litros a cada 100 km. A CMF estima, com as novas viaturas, uma redução anual no consumo por viatura superior a 3000 litros, ou seja, 15 mil litros no total das 5 viaturas adquiridas.