Equipa de “chef” com estrela Michelin regressa à lota do Funchal

Segundo dá conta a Secretaria Regional do Mar e Pescas, a equipa de produção do chef com uma estrela Guia Michelin, João Rodrigues, voltou à lota do Funchal para registar, em vídeo, novas peças para o projecto “Matéria”.

O galardoado cozinheiro já tinha visitado a lota do Funchal, em Março deste ano, tendo então assistido ao leilão do peixe, captado imagens das várias espécies capturadas nos mares da Madeira e recolhido um conjunto de informações sobre as zonas de safra, distância da costa e temperatura da água.

Com o projecto “Matéria”, o chefe Michelin pretende criar uma espécie de “network” que faça uma valorização do produto junto do consumidor final. “Tentamos criar valor acrescentado em toda a cadeia”, explicou, na primeira visita que fez à lota, em Março.

“Essa valorização só se consegue se as pessoas tiverem acesso a informação, porque esse acesso permite-lhes terem vontade de aceder a produtos mais genuínos, essencialmente feitos com práticas éticas e de forma sustentável, através do mapeamento que fazemos de pequenos produtores nacionais”, explicou.

O projecto junta também produtos, produtores, gastronomia e chefes de cozinha. Sobre o trabalho de pesquisa que tem vindo a realizar com os produtos regionais, João Rodrigues diz que a Região tem “muito potencial”.

Este cozinheiro lidera projectos de renome nacional, em dois restaurantes de Lisboa, o Feitoria e o Rossio Gastrobar.