Iniciativa Liberal defende “novo paradigma de governabilidade”

A Iniciativa Liberal candidata-se à liderança dos municípios do Funchal, Machico, Santa Cruz, Ponta do Sol e São Vicente, propondo um novo paradigma de governabilidade, refere uma nota daquele partido.

Os modelos clássicos que têm sido implementados, com mais erros que acertos, não têm sabido adaptar-se às novas dinâmicas sociais que resultam não só da globalização, como agora, sobretudo, dos efeitos da crise pandémica, diz a IL.

“Propomos um modelo de governança que execute a ideia de “pensar global e agir local”, numa abordagem próxima dos cidadãos e tendo em consideração as características específicas de cada município, da sua população, das suas necessidades e das suas possibilidades de futuro.

A Iniciativa Liberal assume, assim, uma proposta de capacitação das gerações mais novas que apoie um envelhecimento sustentável das gerações mais velhas e que contribua, desse modo, para a fixação das populações, nos concelhos, um dos maiores incentivos à natalidade”, prossegue o comunicado.

“Tornar os municípios mais capazes, significa construir modelos transparentes, éticos e inteligentes de gestão que outorguem às suas populações a vontade de permanecer, edificar e fazer progredir. Os municípios ecológicos e socialmente responsáveis são uma construção de cada cidadão, com o seu contributo imprescindível. Escutar os cidadãos é, por isso, uma tarefa fundamental e um compromisso assumido.

Implicar as populações na via do desenvolvimento sustentável, democratizar os modelos de governança, melhorar o quotidiano dos habitantes dos municípios, decorre de princípios de solidariedade institucional, social, económica e financeira”, acrescenta-se.

Alinhar as políticas com as metas de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas (https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/) de modo a tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis e assegurando que os princípios norteadores dos objectivos estão integrados na definição das principais propostas incluídas neste documento.

Para a agenda municipal da Iniciativa Liberal, todos são indispensáveis à construção de futuros mais felizes, afirma-se.

O documento completo pode ser encontrado aqui:

https://www.docdroid.net/qHl07r3/plataforma-liberal-autarquica-madeira-2021-pdf