Veleiro dinamarquês de três mastros no Funchal desde ontem

O veleiro “Danmark”, construído no ano de 1932 com o objectivo de preparar os profissionais da marinha mercante daquele país nórdico, está presentemente no Funchal, desde ontem atracado no molhe da Pontinha. Pode ser visto aqui nesta imagem já antiga, e não datada, da autoria de Allen C. Green (State Library of Victoria). O veleiro tem 77 metros e, com todo o velame, possui 26 velas. O navio tem uma história curiosa, tendo sido “apanhado” pelo começo da Segunda Guerra Mundial em Nova Iorque. Foi então ordenado a quem o capitaneava que o navio permanecesse na América do Norte, para evitar a captura pelos alemães, e o governo dinamarquês disponibilizou-o para treinar cadetes da Guarda Costeira norte-americana, o que foi aceite e praticado até ao final do conflito, em 1945. Uma placa no navio ainda relembra esse seu serviço.

Foto Portos da Madeira

No porto do Funchal, tem havido “festa” a bordo, com os membros da tripulação a fazerem ouvir gritos de alegria pelo seu convívio, aparentemente são.

Segundo o site da Portos da Madeira, o veleiro atracou no Funchal para uma escala também de abastecimento, e sai amanhã, terça-feira, pelas 19h00, com destino a Ponta Delgada, nos Açores.
Chegou proveniente do Porto Santo, trazendo a bordo 94 tripulantes.