Cerimónia do Dia de Portugal no Funchal com aparato memorável

Fotos: Luís Rocha

Não faltou nada ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, para agradar e atrair a atenção do público numa cerimónia memorável este ano realizada na Madeira. Nem sobrevoos dos caças F-16, nem parada com tropas presentes na marginal do Funchal, nem carros de combate em exposição, nem discursos motivadores e de alerta, nem os habituais desmaios de militares em parada num dia de canícula, nem sequer os “snipers” do GOE da PSP presentes nas varandas, não fosse alguém querer atentar contra da vida do presidente da República.

O Funchal Notícias efectuou uma extensa reportagem, fotográfica e não só, dando conta do que se passou na Avenida do Mar, onde um forte dispositivo de segurança foi montado, o que não impediu, mesmo assim, o presidente da República de confraternizar com a população, ser aplaudido, e tomar os seus habituais “banhos de multidão”.

Marcelo e os “banhos de multidão”

Os turistas presentes adoraram a atracção em que a cerimónia se tornou, a assistência era muita e até tiros de canhão da fragata presente nas águas frente ao palanque cerimonial se fizeram ouvir, antes do ronco dos potentes motores dos F-16 que sobrevoaram duas vezes o local.

Marcelo Rebelo de Sousa, sempre com o habitual ar descontraído, presidiu dignamente à cerimónia, condecorou os diversos estandartes dos diferentes ramos das forças armadas, e cumprimentou antigos combatentes, vestidos a preceito com boina e medalhas, sem no entanto faltar a este momento a lamentação e revolta de um deles pelo tratamento recebido aquando do regresso das ex-colónias.

Sempre se ouvem algumas palavras de antigos combatentes descontentes

Nos discursos, a seriedade e a motivação foram a nota de destaque, quer nas palavras de Carmo Caldeira, médica madeirense do SESARAM, e encarregue por Marcelo Rebelo de Sousa da coordenação das cerimónias do Dia de Portugal este ano, quer no discurso do próprio Marcelo. Ambos foram aplaudidos por quem os ouviu.

O primeiro-ministro assistiu a tudo

Antigos combatentes também participaram no desfile

A Banda da Zona Militar da Madeira

Os representantes de governo próprio da RAM estiveram presentes

Aspecto da oração de homenagem aos mortos
Um dos militares na parada sentiu-se mal e desmaiou. Já ali estava ao sol desde as 10 h… E caiu em frente de uma médica que deve ter tido, em pleno discurso, de conter o impulso de acudi-lo…
Nas varandas viam-se populares a aderir às celebrações, com a bandeira nacional
O público presente era vasto e fotografou, filmou e aplaudiu a cerimónia e os discursos

Marcelo condecorou os três ramos das Forças Armadas

O contingente da ZMM desfilou com fardamento e armamento novo

Veja as imagens que ficam para a história como testemunhas deste evento registado este ano na Madeira, e ainda um pequeno vídeo na altura em que as tropas e os demais presentes entoavam o hino nacional.