Alunos da Madeira assistiram, em Oeiras, às provas finais do Concurso Nacional de Leitura

Os quatro alunos vencedores da Fase Regional do Concurso Nacional de Leitura, Clara Vasconcelos, Alexandra Barbosa, Guilherme Santos e Santiago Vieira, foram hoje recebidos, no auditório do Templo da Poesia, Parque dos Poetas, em Oeiras.

A  comitiva da Madeira fez-se representar através de quatro alunos e três professores, uma vez que os jovens pertencem a escolas diferentes.

Tal como já foi divulgado, na seleção regional e no âmbito do ensino secundário, a aluna Clara Vasconcelos, da Escola Secundária Jaime Moniz, classificou-se em primeiro lugar, com 199 pontos. No terceiro ciclo, o primeiro lugar foi conquistado por Alexandra Barbosa, aluna da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz. No segundo ciclo, Guilherme Santos foi o vencedor, da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, com 197 pontos. Ao nível do primeiro ciclo, o primeiro lugar foi atribuído a Santiago Vieira, do Colégio de Santa Teresinha, com 185 pontos. Estes resultados foram apurados na sequência da avaliação, a 22 de abril, das Provas de Leitura Expressiva e Texto Argumentativo, referentes ao Concurso Nacional de Leitura – Fase Regional, em sessão assíncrona, no auditório da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira.

A Madeira não teve hoje nenhum aluno finalista para a Prova de Palco. No entanto, a delegação da Madeira foi uma exceção, uma vez que foi convidada a estar presente, em Oeiras, para assistir às provas finais.

O grupo da Madeira foi recebido pelas comissárias, em Oeiras, e foi composto pelos seguintes elementos: Professora Fátima Andrade – Aluno: Santiago Vieira (Colégio Santa Teresinha); Professora Adriana Ribeiro –  Alunos – Alexandra Barbosa e Guilherme Santos (Santa Cruz); Professor Hélder Teixeira – aluna Clara Vasconcelos (Jaime Moniz).

O evento decorreu entre as 10h/14h e foi transmitido em streaming devido à pandemia da Covid 19.

A CMO (Câmara de Oeiras), o ABM (Arquivo e Biblioteca da Madeira) – SRTC apoiam a 14.ª Ed. do CNL.

O Concurso Nacional de Leitura (CNL)  visa estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão e a leitura.