CDU recorda que direitos das crianças são indissociáveis dos direitos dos pais

A CDU realizou hoje uma acção política no centro do Funchal, com o objectivo de reafirmar os direitos das crianças, no dia que lhes é dedicado.

A dirigente da CDU, Herlanda Amado, referiu que “as consequências deste último ano sobre a vida das crianças, os impactos da epidemia de Covid-19, o confinamento e os seus impactos sociais e económicos afectaram indiscutivelmente muitas famílias. Esta situação vivida por milhares de crianças, prova ser necessário garantir-lhes as condições para recuperar do tempo de isolamento social, para conviver, brincar e aprender, garantindo medidas que reforcem o direito das crianças à vida, à saúde e a uma educação de qualidade”.

Para a CDU, os meses mais recentes demonstraram a justeza de muitas propostas que o PCP vem apresentando e defendendo ao longo dos anos, desde logo a gratuitidade das creches, “que só pela intervenção do PCP foi possível garantir esta justa medida, apesar de na Região Autónoma da Madeira esta medida não ser aplicada”. Mas, defendeu, “é preciso ir mais longe e continuaremos a insistir para que outros direitos sejam asseguradas às nossas crianças, desde logo a universalidade do abono de família, porque este é um direito da criança.”

A CDU insiste que os direitos das crianças passam também pelos direitos dos pais. “Quantas mães são pressionadas para não usufruírem do tempo para amamentação dos filhos? É preciso combater a precariedade, criar emprego com direitos; combater as discriminações salariais e assegurar que os direitos de maternidade e paternidade são respeitados – quantas mães e pais não são condicionados no seu direito de decidir sobre o tempo de licença que gozam, não em função da sua vontade ou do superior interesse da criança, mas sim por pressão para um rápido regresso ao trabalho?”, questionou.