Esther Muczik em conferência via Zoom sobre o Holocausto

Durante os meses de Abril e  Maio a coordenação dos Cursos EFA da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre e a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, desenvolveram o Projecto “Nunca esquecer”, para promover iniciativas de homenagem, divulgação e desenvolvimento do estudo e conhecimento sobre o Holocausto.

Em especial foco esteve o papel assumido por portugueses que apoiaram vítimas do regime nazi, de entre os quais se destaca Aristides de Sousa Mendes, bem como as vítimas portuguesas.

Depois do sucesso das duas primeiras actividades deste Projecto, refere um comunicado, nomeadamente as conferências sobre a “Inquisição” e sobre o papel de Aristides Sousa Mendes, este ciclo de actividades termina amanhã, dia 26, no Auditório da Casa da Cultura de Câmara de Lobos, com uma conferência via Zoom proferida por Esther Muczik,  intitulada “Ensinar o Holocausto”. O evento terá ainda a presença do vereador da Cultura da Câmara Municipal de  Câmara de Lobos, Leonel Silva.

Esther Mucznik é  filha de pais polacos, e viveu em Israel e em Paris onde estudou, respectivamente, Língua e Cultura Hebraicas e Sociologia na Sorbonne.

É membro da direcção da Comunidade Israelita de Lisboa (CIL) e sua vice-presidente desde 2000. Foi colunista do jornal Público de 2002 a 2011. Fundadora da Associação Portuguesa de Estudos Judaicos e membro dos seus corpos dirigentes, é ainda redactora da Revista de Estudos Judaicos. É coordenadora da Comissão Instaladora do Museu Judaico e membro da coordenação do Itinerário Europeu do Património Judaico, sendo co-fundadora da Associação Universos, Associação para o Diálogo Inter-Religioso e do Fórum Abraâmico de Portugal. Também é presidente da Associação Memoshoá, da qual foi fundadora.

Tem participado em diversas conferências em Portugal e  no Estrangeiro e é autora de inúmeros livros.

Este projecto prosseguirá no próximo ano lectivo, com exposições temáticas sobre o Holocausto, um seminário e acções de formação para professores, entre outras iniciativas abertas a toda a comunidade.