Augusta Aguiar acompanhou visita de Ana Sofia Antunes ao Centro de Inclusão Social

A secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Augusta Aguiar, acompanhou, ontem, segunda-feira, a visita da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, ao Centro de Inclusão Social da Madeira.

A referida infraestrutura está implantada numa área com cerca de 9433 m2 e tem uma capacidade de resposta para 200 utentes, nas mais variadas tipologias. É dotada de elevadas condições de acolhimento, para além de zonas verdes, de lazer e desportivas comuns a toda a infraestrutura.

Entre as diversas respostas sociais disponibilizadas, encontram-se o Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) do Funchal, o Centro de Apoio à Deficiência Profunda e Lar Residencial, parte integrante da instalação, juntando assim várias valências de apoio à pessoa com deficiência numa só infraestrutura. Os utentes dos restantes 9 Centros de Actividades Ocupacionais da Região podem também usufruir das instalações do Centro de Inclusão Social da Madeira.

Entre as diversas soluções terapêuticas disponibilizadas aos utentes, encontram-se a Sala Snoezelen, o Tanque Terapêutico, o circuito dos pés descalços e o apartamento de treino de autonomização para a vida diária.

Na ocasião, Augusta Aguiar destacou que “o Centro de Inclusão Social da Madeira é uma aposta ganha do Governo Regional, em prol da inclusão e uma infraestrutura pioneira a nível nacional por agregar, numa só instalação, diversas respostas sociais de apoio à pessoa com deficiência (…)”