Lota do Funchal tem recebido múltiplas visitas

A lota do Funchal tem recebido várias visitas de estudo, segundo dá conta a Secretaria Regional do Mar e Pescas. Alunos do curso de Biologia da Universidade da Madeira, do ensino secundário de escolas de fora do Funchal e também associações e instituições ligadas à gastronomia têm acorrido àquele espaço para dele tomarem melhor conhecimento.

As últimas duas visitas, refere a SRMP, trouxeram à lota uma dezena de alunos do 1.º ano da Universidade da Madeira, área técnico profissional, do Curso de Guias da Natureza, disciplina de Ambiente e Recursos Marinhos, e uma equipa espanhola de filmagens do projecto Interreg Mac Saborea, Destinos de Turismo Gastronómico Sustentáveis.

A equipa espanhola esteve focada no registo de imagens do leilão do peixe. O projeto Saborea – Destinos de Turismo Gastronómico Sustentáveis – está a ser desenvolvido na zona da Macaronésia (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde) e tem como parceiros na Região a Direcção Regional de Turismo, a ACIF, a Universidade da Madeira, a Acaporama e a APCA.

Um dos objetivos do projecto é a definição de rotas de turismo gastronómico. Uma das rotas que está neste momento a ser trabalhada é precisamente a Rota do Peixe na Madeira e, para um melhor enquadramento do tema, a equipa achou pertinente acompanhar a abertura da Lota, as descargas e assistir ao leilão, refere uma informação governamental.