Conselho de Governo louva conselheiro da Diáspora Madeirense pelo Reino Unido

O Conselho de Governo reunido em plenário em 13 de maio de 2021 decidiu louvar publicamente João Carlos Reis Freitas, “pelas qualidades evidenciadas ao longo da sua vida bem como pela demonstração de um irrepreensível espírito de missão dedicado à causa pública, tornando-o justo merecedor do público louvor, que ora lhe é atribuído”.

João Carlos Freitas tem 85 anos. É natural do Funchal. É doutorado em Filosofia pela Universidade de Lovaina na Bélgica. Reside desde 1968 no Reino Unido, onde sempre desempenhou funções ligadas às nossas Comunidades.

Foi, em 1983, o primeiro Delegado das Comunidades Portuguesas em Londres.

Em 1984 é eleito como Conselheiro Permanente das Comunidades Madeirenses. Nesse mesmo ano, foi agraciado com o prémio de Valor Mérito das Comunidades Portuguesas pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

Foi um dos fundadores e Presidente do Clube a Família em Londres.

Em 2013, foi-lhe atribuído o Grau de Comendador da Ordem de Mérito pelo Presidente da República. Reside desde 1968 no Reino Unido.

João Carlos Reis Freitas, cessa as suas funções que desempenhou “com grande sentido de responsabilidade e espírito de bem servir a Comunidade Madeirense residente no Reino Unido, que se dedicou ao cargo que exerceu durante anos”.

Diz o Governo Regional que “a diligência e correção com que sempre tratou todos quanto o procuraram, apraz-nos exprimir o nosso reconhecimento pela dedicação, competência e zelo de que deu provas no exercício do seu cargo, sendo de inteira justiça que os seus méritos sejam alvo de louvor”.