BE/Madeira leva 18 delegados à XII Convenção Nacional

O Bloco de Esquerda/Madeira escolheu no sábado os 18 delegados que levará à XII Convenção Nacional, que se realiza no próximo fim-de-semana, dias 22 e 23, no Porto.

A escolha dos delegados decorreu através de um processo electivo por voto secreto e com atribuição dos lugares pelo método da proporcionalidade directa. Foram apresentadas 5 listas de candidatos a delegados, refere o BE.

A lista mais votada foi a encabeçada por Paulino Ascenção (Plataforma 2: «UM BLOCO MAIS AUTÓNOMO NA MADEIRA.»), que obteve 68% dos votos e elegeu 12 dos 18 delegados; seguiu-se a lista liderada por Dina Letra (Plataforma 1 « UM BLOCO REFORÇADO PARA MUDAR O PAÍS E A REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA, NA LUTA CONTRA AS DESIGUALDADES SOCIAIS») com dois delegados e 13% dos votos; a moção C, com Cássia Gouveia em primeira da lista, obteve 8% dos votos e elegeu também dois delegados; as moções E e N, com Cristiana Sousa e Lucinda Andrade respectivamente como cabeças de lista, obtiveram cada uma 5% dos votos e elegeram um delegado.

A convenção realiza-se com um número reduzido de delegados, aproximadamente 300 ou metade do habitual, atendendo ao contexto da pandemia, explica o BE.