A Associação de Orientação da Região Autónoma da Madeira (AORAM) organizou ontem, dia 5 de Maio, no âmbito do seu plano de actividades e do plano de actividades curriculares do grupo de Educação Física da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e da Escola Secundária Jaime Moniz, uma actividade de orientação pedestre no Parque de Santa Catarina.
A actividade que decorreu num dia autenticamente primaveril, surge na sequência da retoma gradual que se vem verificando pós-pandemia e envolveu cerca de uma centena de alunos, de 4 turmas, respectivos professores, assim como 3 elementos afetos à AORAM, salienta-se numa nota às Redacções.
As actividades, que ocuparam o dia inteiro, foram previamente agendadas com programa horário de forma a serem cumpridas todas as regras e medidas de segurança sanitária. Em termos técnicos, foram apresentados 2 percursos de níveis diferenciados (fácil e médio), com 10 e 18 pontos de controlo, respectivamente. No final, a satisfação do desafio ultrapassado com sucesso pela maioria dos participantes era por demais evidente, assim como a promessa de repetir a experiência numa modalidade que tem granjeado nos últimos tempos, um enorme interesse por parte da população estudantil, assegura-se.
A AORAM enaltece o empenho e a confiança depositada nesta associação para a prossecução dos objectivos inclusos no projecto educativo das escolas e que são também comuns aos objectivos preconizados pela AORAM, principalmente no que diz respeito ao potencial interdisciplinar da modalidade, seja a nível formativo como a nível recreativo, ou mesmo competitivo.
Por último, e não menos importante, a AORAM agradece os apoios dos seus parceiros, nomeadamente do Clube Aventura da Madeira, pela cedência de utilização do mapa, da Câmara Municipal do Funchal, na autorização da actividade, da Direcção Regional de Desporto e, naturalmente dos colaboradores, professores e alunos envolvidos.