Jaime Moniz e Francisco Franco vencem concurso Europe Calling

A sala de conferências da Escola Secundária de Jaime Moniz acolheu hoje a cerimónia de entrega de prémios do concurso “Europe Calling”, iniciativa do gabinete da deputada ao Parlamento Europeu Sara Cerdas, em parceria com o Europe Direct Madeira e com a Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia – Direção Regional da Juventude.

A equipa “Artemedia”, da Escola Secundária Francisco Franco, e a Equipa “O Moniz”, do Liceu Jaime Moniz, são os vencedores desta 2.ª edição do concurso, subordinado ao tema “Fake News: Unidos Contra a Desinformação”.

Ao todo 17 projectos foram submetidos por 11 escolas da RAM. Sara Cerdas mostrou-se satisfeita com o sucesso do concurso, cuja participação aumentou face à anterior, e assumiu o compromisso de prosseguir com uma nova edição do concurso, anunciando já o tema.

“Este é um concurso muito importante para aproximar os jovens da Europa e do projeto europeu. A escolha do próximo tema reflecte ainda mais esse objectivo, uma vez que vai no âmbito da conferência sobre o Futuro da Europa, sob o tema ‘A União Europeia: que futuro?’”, disse a europdeputada, que agradeceu à comunidade escolar, alunos e professores, que participaram e contribuíram.

Por seu turno, o secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, na ocasião da cerimónia, destacou o empenho dos alunos e professores e apontou que “as novas gerações têm uma grande responsabilidade naquilo que será o futuro da Europa”. Considera que o concurso e os trabalhos submetidos contribuíram para “aliar o conhecimento, do ponto de vista do currículo, com um conjunto de competências que são hoje fundamentais para ter sucesso na nossa sociedade”, permitindo aos alunos o “desenvolvimento de talentos e competências, indo ao encontro das suas motivações”.

Já Para Marco Teles, em representação do Europe Direct Madeira, a segunda edição Europe Calling “demonstrou que é um projecto vencedor que deve ter continuidade no futuro. Os trabalhos, disse, abordam um assunto importante nos nossos dias, o da desinformação.

 Os vencedores serão premiados com uma viagem ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, oferecida pelo gabinete da eurodeputada Sara Cerdas, assim que o Parlamento Europeu retome os Grupos de Visitantes (de momento suspensos devido à pandemia COVID-19).