Loja da Juventude do Carmo inaugurada amanhã em Câmara de Lobos

O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, e o presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, estarão presentes, amanhã, sexta-feira (30 de Abril), pelas 11 horas, na inauguração da Loja de Juventude do Carmo.

O projecto de instalação de uma Loja de Juventude num espaço contíguo à Paróquia do Carmo, resultante de uma parceria entre aquela paróquia e a secretaria regional, contou com a colaboração do Pe. Marcos Pinto e de um grupo de jovens que se constituiu como Associação Juvenil, a Associação Alpha. Através de candidatura ao Programa PRINT da Direcção Regional de Juventude (DRJ), para instalação de uma Sala de Apoio a Crianças e Jovens, aquela associação materializou então a Loja de Juventude daquela localidade. A mesma será também gerida por estes jovens, ao abrigo do Programa Juventude Activa, que visa a educação de pares, nomeadamente através do atendimento de jovens para jovens.

Naquele espaço, os jovens terão acesso a um espaço seguro e tranquilo para estudarem ou participarem em formações juvenis, com toda a informação juvenil disponibilizada pela DRJ, para além de poderem usar computadores para o desenvolvimento dos seus próprios projectos.

A rede de Lojas de Juventude existe desde 2002 e tem um registo anual de utentes, superior a 20 000 utilizadores. A procura por este tipo de espaços, apesar da acessibilidade tecnológica ser cada vez maior, deve-se aos serviços complementares de informação e formação, assim como à filosofia da gestão do espaço ser realizada num contexto totalmente juvenil.