UMa e ALRAM realizam debates sobre temas regionais

A Universidade da Madeira (UMa) vai retomar o protocolo de colaboração com a Assembleia Legislativa da Madeira, confirmou o Reitor da UMa no final de uma audiência de apresentação de cumprimentos ao presidente do parlamento madeirense.

Sílvio Fernandes adiantou que estão a ser pensados debates temáticos com interesse para a sociedade, abertos ao público. “O desenvolvimento da Madeira, questões políticas relacionadas com o mar, com o ambiente, com o desenvolvimento do ensino superior e com a cultura” são alguns dos temas que podem dar origem a debates alargados, que têm por finalidade melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e impulsionar a economia, refere uma nota.

No encontro, o recém-empossado reitor da UMa apresentou o programa da candidatura, donde destacou “o subfinanciamento, o desenvolvimento da Universidade da Madeira e o seu relacionamento com as instituições regionais”. Uma das soluções que está a ser pensada para resolver o problema do subfinanciamento passa por “inscrever na Lei das Finanças das Regiões Autónomas uma norma que permita a compensação pelos sobrecustos de insularidade e de ultraperiferia”, adiantou.

Link para download de som: https://www.alram.pt/pt/noticias/xii-legislatura/ii-sessao-legislativa/2021/abril/universidade-da-madeira-e-a-assembleia-legislativa-da-madeira-vao-realizar-debates-sobre-tematicas-de-interesse-regional/