Protecção Civil alerta para situação de aviso laranja que pode elevar-se a vermelho

Foto Rui Marote

O Serviço Regional de Protecção Civil emitiu um comunicado com recomendações à população, relativas ao mau tempo. Diz a PC que, associada a depressão activa, centrada nas proximidades da Madeira e de Porto Santo, prevêm-se períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada. As quantidades de precipitação previstas até às 12 h de amanhã (28 de Março) enquadram-se nos níveis de aviso laranja. No entanto, como resultado da vigilância meteorológica, este aviso poderá vir a ser elevado para vermelho.
O vento será moderado (20 a 35 km/h) do quadrante leste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas, com rajadas que poderão chegar a 80 km/h.

Recomendações: “Feche portas e janelas e retire os objectos soltos que se encontrem nas varandas e peitorais das janelas. Sempre que possível, evite as viagens para as zonas afectadas por este tipo de situação meteorológica. Não circule por zonas com prédios degradados, devido ao risco de derrocadas. Preste atenção às estruturas montadas (andaimes, toldos, tendas, telhados), que poderão ser afectadas por rajadas mais fortes de vento, bem como a uma possível queda de árvores. Especial atenção à circulação ou a obstrução de vias, provocados por desprendimento de objetos provocados por ventos fortes, contínuos ou em rajada; Adoptar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possívelformação de lençóis de água; Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros
objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas; atenção para os riscos que representam, com estas condições, os percursos auto e apeados, sobretudo nas zonas montanhosas, vertentes expostas e zonas costeiras pelo que aconselha cuidados especiais nas actividades durante o período em que vigora o aviso; danos em infraestruturas montadas ou suspensas; estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Protecção Civil e Forças de Segurança.
No site do SRPC, IP RAM – http://www.procivmadeira.pt. e na APP Prociv Madeira mantém-se permanentemente actualizada, em articulação com o Observatório Meteorológico do Funchal, a informação relativa à evolução da situação.