A secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Augusta Aguiar, participou hoje num Webinar no auditório da reitoria da UMa, intitulado “Evento Comemorativo do Dia Internacional da Mulher 2021 – Lançamento dos Indicadores Regionais 2020 – Mulheres e Homens da Madeira e do Porto Santo”. Esta foi uma iniciativa da Secretaria Regional, através da Direcção Regional dos Assuntos Sociais. Augusta Aguiar participou na sessão de encerramento.
No dito Webinar foram abordados vários indicadores que servem para uma reflexão aprofundada e que permitirão promover novas políticas de igualdade de oportunidades, refere a SRIAS.
Durante a sessão de encerramento, Augusta Aguiar declarou: “Vivemos hoje tempos únicos e muito desafiantes. A pandemia da COVID-19 trouxe novas exigências, vivências e métodos de trabalho, que nos colocam à prova diariamente.”
O dia 8 de Março foi instituído em 1975, pela Organização das Nações Unidas como o Dia Internacional da Mulher. A celebração anual desta data é o resultado de uma série de lutas e reivindicações das mulheres por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se prolongam até hoje, nas mais diversas áreas. Tem como objectivo lembrar as conquistas de direitos, laborais e sociais, de todas as mulheres, recordou a propósito.
“Hoje, assistiu-se à apresentação de Indicadores Estatísticos em diversas áreas, que incluem a demografia, a educação, o trabalho e emprego, a pobreza e a exclusão social, o poder e tomada de decisão, o voluntariado, a saúde e desporto. Todas estas são áreas fundamentais no exercício de uma plena cidadania, e no caminho para alcançar a desejada igualdade e coesão social na nossa Região. Mostra-nos a inegável trajectória ascendente da participação das mulheres nos mais diversos setores da sociedade madeirense e porto santense, a que temos vindo a assistir nos últimos anos”, afirmou.
A compilação dos “Indicadores Regionais 2020 – Homens e Mulheres da Madeira e do Porto Santo”, que foram hoje apresentados e comentados, é, segundo Augusta Aguiar, “um trabalho estatístico inovador, na medida em que os diversos indicadores estão desagregados por género e pretendem constituir uma ferramenta essencial para a definição das Políticas Regionais no âmbito da promoção da igualdade de oportunidades e, sobretudo, da afirmação e empoderamento da mulher”.
“Recordo que um dos objectivos estratégicos, plasmados no Programa do Governo para esta legislatura, consiste no reforço da Igualdade e Cidadania, através de medidas que incluem: a implementação do “IV Plano Regional para a Igualdade e Cidadania Activa”; a elaboração e divulgação do “Guia Regional para a eliminação de estereótipos de género”; a reformulação e promoção do “Guia Regional para a Conciliação da Vida Profissional e Familiar” e a promoção da ação da Comissão Regional para a Igualdade no Trabalho e no Emprego. E continuaremos a desenvolver todas as acções que considerarmos relevantes, tendo em vista esse objectivo, como é o caso da sessão de hoje”, concluiu.