O Centro de Química da Madeira foi avaliado como “Excelente”, refere a instituição. “Após a conclusão do processo de avaliação internacional relativo ao período 2013-2017, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) a todas as unidades de investigação, o Centro de Química da Madeira (CQM) viu revista a sua avaliação sendo agora a única unidade de investigação integralmente sediada na Região, com a classificação de “Excelente”.
A classificação agora obtida é fruto de 17 anos de trabalho realizado em prol do desenvolvimento científico e tecnológico da Universidade, da Região onde se insere, e do País, refere o CQM.
O CQM concorreu pela primeira vez a financiamento da FCT em 2002, com 7 doutorados. Actualmente, a equipa de investigação é composta por 65 investigadores, dos quais 24 são doutorados e 17 são estudantes de doutoramento.
A actividade de investigação desenvolvida aborda as áreas da saúde e bem-estar, segurança e qualidade agroalimentar, e recursos e tecnologias do mar. Para além da actividade de investigação, a missão do CQM compreende a formação de recursos humanos, a prestação de serviços e a divulgação de ciência. Em 2020 o CQM publicou 66 artigos e, no período 2018 – 2020, publicou 172 artigos com factor de impacto, perfazendo uma média por ano de 57 publicações.