
*Com Benedita Homem de Gouveia
O projeto Criar Com Tradição, concebido por um grupo de jovens madeirenses que partilham o gosto pelas áreas artística e social, consiste num projeto solidário, financiado pelo Corpo Europeu de Solidariedade, instituição cuja missão visa a construção de uma sociedade mais inclusiva, que dê resposta a diversos desafios sociais, reunindo jovens interessados em ajudar outros através de experiências enriquecedoras. O projeto conta também com o apoio da DGR (Direção Regional da Juventude).
O principal objetivo do Criar Com Tradição é procurar preservar e difundir as tradições de artesanato da ilha da Madeira, educando e familiarizando os mais jovens para a aprendizagem e continuação destas técnicas, mostrando aplicações mais atuais das mesmas. “Queremos promover a dinamização destes conhecimentos e demonstrar diversas e possíveis aplicações da arte tradicional nos dias de hoje, além das habitualmente vistas.”, garante a equipa.
Os workshops terão início já este mês, onde artesãos madeirenses especializados apresentarão e lecionarão técnicas tradicionais como os vimes, as bonecas de massa, o bordado, mostrando como a tradição pode conciliar-se com uma utilização mais moderna. As datas e locais concretos serão brevemente anunciadas nas páginas do Facebook e Instagram do projeto, tentando sempre garantir que os workshops aconteçam por toda a ilha.
É de salientar que o projeto é sustentável, apostando na produção local, a pequena escala e, por ser um projeto de solidariedade, os workshops serão gratuitos, pelo que os materiais e formação serão financiados pelo Corpo Europeu de Solidariedade.
Os workshops, apesar de também abertos a pessoas de qualquer idade, têm como público-alvo a população mais jovem, a partir dos 15 até aos 30 anos, responsável por fazer perdurar as mais belas tradições madeirenses. A participação nos workshops necessita apenas de inscrição prévia nos mesmos, dadas as vagas limitadas devido à pandemia. Estas poderão ser feitas através de um link partilhado, em breve, nas redes sociais do projeto, que anunciará qual o processo a ser feito pelos interessados.
Instagram: @com.tradicao
Facebook: Criar Com Tradição
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





