Ana Cristina Monteiro não poupa elogios ao Governo Regional

A deputada do CDS, Ana Cristina Monteiro, sublinhou hoje em conferência de imprensa “o esforço e o trabalho que, desde o ano passado, tem sido feito pelo Governo Regional, através da Secretaria Regional da Economia, no apoio aos nossos empresários que, todos os dias, com audácia e resiliência, têm feito frente à pandemia que nos assola desde Março de 2020″.

Para a parlamentar, “o Governo Regional tem sabido dar respostas e, desde o primeiro momento, deu um passo em frente no apoio directo aos nossos empresários e à tesouraria das empresas, sendo a nossa Região a única do país, em que as linhas de crédito poderão ser todas a fundo perdido”.

“O nosso Governo teve a coragem de tomar medidas duras mas necessárias, numa óptica de equilíbrio entre a saúde pública e a sobrevivência das empresas”, elogiou.

“Até hoje, foram injetacdos mais de 160 milhões de euros na nossa economia. 160 milhões de euros do nosso Orçamento Regional! Não ficamos à espera dos apoios da República e da União Europeia”, exulta Ana Cristina Monteiro, enaltecendo a “criatividade” do Gr, por exemplo com a iniciativa Digital Nomads Madeira Island, “um projeto inovador e que trará, certamente, nómadas digitais de todo o mundo para trabalharem e viverem na Madeira”.

Por outro lado, e do mesmo modo que elogia o Governo Regional, critica o Governo da República “que, em vez de ajudar e apoiar, de forma igualitária, todas as regiões de Portugal, discrimina a Madeira e atrapalha a vida da Madeira e dos madeirenses”.

“Somos prejudicados na distribuição de verbas e subvenções e, também, discriminados no que toca aos apoios dados pela República. Se for aprovado, seremos mais uma vez prejudicados no Programa de Recuperação e Resiliência, em que a Madeira irá receber menos 67,5 milhões de euros do que os Açores. E, neste sentido, é importante esclarecer que, no Plano de Recuperação e Resiliência há uma verba e estão incluídos 130 milhões de euros destinados, unicamente, para a recuperação da economia regional. Isto, para além dos 32 milhões de euros do REACT-EU, que é um financiamento crucial da União Europeia, para conseguirmos uma recuperação sólida da nossa economia”, disse.