Câmara abre em Março “Viveiro de Lojas do Funchal”

A Câmara Municipal do Funchal vai abrir, no próximo mês de Março, um projeto inovador intitulado Viveiro de Lojas do Funchal, trata-se de uma incubadora para novas marcas e ensaio aos novos negócios, que permitirá a cada 6 meses, que 6 empreendedores da cidade testem os seus produtos, sem os custos inerentes à abertura de um espaço próprio. As candidaturas já estão abertas no site do Município  do Funchal.

Segundo uma nota de imprensa, o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia visitou este espaço instalado no Largo do Corpo Santo, na Zona Velha da cidade e explica que “este é o mais recente projeto de incentivo ao empreendedorismo da CMF e que oferece aos investidores que estão a começar os seus negócios, uma oportunidade única para ter um espaço, sem as despesas e os riscos associados a ser recém-chegado ao mercado concorrencial, e pode testar, dar a conhecer o seu produto e chegar à conclusão se este é adequado ao mercado e se o seu negócio é viável.”

O Viveiro de lojas do Funchal representa um investimento municipal de 32 mil euros e visa proporcionar a projetos empresariais, com potencial de crescimento, um local temporário para teste e comercialização de produtos. Tem como objetivo fomentar o tecido empresarial do concelho bem como diversificar os modelos de gestão de projetos empresariais, através de serviços de apoio ao ciclo de vida do produto, nomeadamente na fase de introdução do produto no mercado.

“O que se pretende de facto é que após a incubação dos seis meses os empreendedores, a sós ou em parceria, abram as portas dos seus negócios. Após esses seis meses haverá um novo concurso e serão selecionados outros empresários para utilizarem o espaço e comercializarem os seus produtos”, acrescentou o autarca. O horário de atendimento ao público do Viveiro de Lojas do Funchal será de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00.

Neste espaço serão privilegiados artigos das categorias de moda, decoração, artes, saúde e bem-estar, que sejam diferenciados, inovadores, sustentáveis e que ajudem a promover a identidade regional. Os interessados devem ler as normas de utilização e preencher o formulário de candidatura que, como referido anteriormente, está disponível no site oficial do Município do Funchal em: https://cutt.ly/vkJQyHI.

Miguel Silva Gouveia conclui que “com esta nova co-store estamos a dar mais um passo largo naquela que tem sido a caminhada da revitalização do comércio e serviços do Funchal, criando e disponibilizando as condições que estão ao nosso alcance para que se abram novas portas no Concelho. O Viveiro de Lojas do Funchal irá ajudar a densificar o tecido comercial local com novos e diferenciados conceitos, numa altura extremamente difícil para este sector por conta dos efeitos da crise pandémica. Para além disso, tem um impacto notório na reabilitação do património e na atratividade turística da nossa cidade.”