GR proíbe exercícios e passeios com o cão depois do recolher obrigatório

Foto de arquivo (Rui Marote)

Ao invés de tomar, de uma vez, uma medida semelhante à que aconteceu no princípio do ano passado, em que se fez um confinamento total, o Governo Regional vai endurecer as medidas de recolher obrigatório, proibindo exercícios e passeios na proximidade das residências, com ou sem animal de estimação… Foi o que disse o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, numa visita que realizou à obra de requalificação e mitigação de risco do troço viário entre o Estreito da Calheta e o Jardim do Mar.

Miguel Albuquerque esclareceu que a resolução do Governo “vai ser alterada no sentido de o exercício físico e os passeios não serem permitidos após o recolher obrigatório”. Na próxima semana, explicou, deixaremos claro que “não é permitido o exercício físico nem passeios junto às residências (…) A partir do recolher obrigatório às 6 horas vai toda a gente para casa (…)”, salvo as emergências.

Albuquerque considerou, por outro lado, a obra visitada como “importantíssima para a segurança das populações” sobretudo da Calheta, do Jardim do Mar e do Paul do Mar,  além de todos os que se deslocam àquela zona. A ideia é prevenir a queda de pedras que acontecem frequentemente naquela zona. O investimento decorre ao abrigo da Lei de Meios. A primeira fase da obra consiste num túnel que está a ser escavado como alternativa à antiga estrada. Um investimento de 22 milhões de euros, que estará pronto no próximo ano, em Abril. Posteriormente, será construído também um “falso túnel”, uma estrutura que permite aguentar a eventual queda de pedras, disse. Quanto à antiga estrada, será limpa, mas manter-se-á apenas para caso de emergência, disse. Será sujeita a manutenção periódica.