Alterações ao projecto retiram elevador da nova gare do cais 6

A “torre” do elevador visível no projecto da nova gare vai deixar de existir, por determinação da APRAM e da Vice-Presidência…
Rui Marote
Conforme o Funchal Notícias apurou, foram realizadas alterações ao projecto da nova gare do porto do Funchal, no cais 6, o qual, recorde-se, revelámos em primeira mão. A tutela da APRAM (que está na alçada da Vice-Presidência do Governo Regional) decidiu abolir o elevador que dá acesso à Praça do Mar, também conhecida como CR7. Temia-se que, assim sendo, os turistas dos navios de cruzeiro, uma vez retomado o tráfego normal numa era pós-pandemia da Covid-19, continuassem a enfrentar barreiras arquitectónicas, empurrando cadeiras de rodas e carrinhos de bebés por uma rampa acima.
No entanto, pelo que apurámos, deixará de existir um menos estético “poço do elevador” no edifício da nova gare, para se aproveitar a caixa original de um elevador que dá acesso ao” calçadão” da Avenida Sá Carneiro, construído pela Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento.
O elevador original, que nunca esteve em uso mas que deverá ser agora utilizado
Esse elevador nunca chegou a entrar em funcionamento, tendo servido antes para passar diversos cabos para o edifício do hotel CR7 na Praça do Mar. O elevador nunca ali chegou a ser montado, embora constasse do caderno de encargos. Curioso era saber se o mesmo chegou a ser pago, apesar de ali nunca ter sido instalado.
De qualquer modo, a solução agora encontrada pretende, supostamente, acautelar um aspecto estético na nova gare, aproveitando ao mesmo tempo uma infraestrutura que já existe (a caixa do elevador original que dá para a Avenida Sá Carneiro). Esperemos é que tudo fique realmente bem feito…